quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Balanço do 2009 futebolístico para o futebol paranaense.


O ano de 2010 se inicia e acho justo ressuscitar nosso querido bróg fazendo um balanço do ano anterior no que tange o aspecto futebolístico do nosso amado Paraná....

Festa do Fantasma no acesso a 1° Divisão do Paranaense. Foto: Gazeta do Povo


Campeonato Paranaense:

Nosso tradicional torneio estadual, que já vinha cada vez mais sem graça, acabou tendo um desfecho fracassado. Um regulamento esdrúxulo, mal redigido pela Federação Paranaense de Futebol, e o pior, aprovado com o aval dos clubes participantes. O Atlético Paranaense acabou jogando suas últimas 7 partidas do octogonal final em casa, enquanto o pobre Paranavaí, oitavo classificado na fase anterior, jogou todas suas partidas fora de seus domínios. No campo, o Atlético sagrou-se campeão, em uma vitória sem brio devido a goleada sofrida para o rival Coritiba em plena Arena, final de campeonato digno para um regulamento tão bizarro.

Divisão de Acesso:

Na divisão de acesso tivemos um dos poucos fatos positivos para o futebol paranaense, o retorno do tradicional Operário de Ponta Grossa a elite do nosso futebol. Junto ao fantasma o Serrano de Prudentópolis também garantiu vaga, se sagrando o campeão da divisão.

Copa do Brasil:

Na Copa do Brasil o Paraná teve 4 representantes: o falecido Jotinha (me recuso a chamálo de C********** “paranaense”, Paraná Clube, Atlético e Coritiba.

O Jota caiu logo na primeira fase ao ser eliminado em casa pelo Guarani de Campinas. O Paraná Clube acabou eliminado pelo Fortaleza. O Atlético paranaense caiu nas oitavas frente ao Corinthians, mesmo após fazer grande partida no jogo de ida, quando chegou a estar ganhando por 3 x 0, porém, cedeu 2 gols e acabou eliminado no jogo de volta. O Coritiba chegou as semi-finais da competição, caindo frente ao Internacional. O verdão do Alto da Glória fez duas grandes partidas, principalmente no jogo de volta no Couto Pereira, e com um pouco mais de sorte (e competência) poderia ter decidido o título. Como balanço, o Coritiba acabou terminando a competição com sua melhor campanha no torneio, o que caracterizou também, o melhor desempenho de uma equipe paranaense na Copa do Brasil.

Copa Sulamericana

Na Copa Sulamericana mais uma participação medíocre de nossas equipes, o Atlético acabou eliminado para o fraco Botafogo, enquanto o Coritiba poupou jogadores devido a sua situação no Brasileirão e acabou perdendo a vaga nos pênaltis para o limitado Vitória da Bahia.

Brasileirão – Série D

Na recém-criada e indesejada série D, tivemos a participação do C********** “paranaense” e do rebaixado Londrina. As duas equipes acabaram eliminadas pelo Chapecoense-SC que acabou subindo para a série C. Não se pode exigir muito das equipes nesse campeonato, uma vez que os recursos são escassos e a visibilidade mínima. O Tubarão chegou a fazer rifas para subsidiar as viagens do time para o jogo frente a Chapecoense. Triste...

Brasileirão – Série B

O Paraná Clube mais uma vez não passou de mero coadjuvante na Série B do brasileirão. As dispensas em massa e constantes “pacotões” de reforços foram a tônica do fracasso tricolor. Poucos jogadores vingaram, com isso, sobrou para incontáveis técnicos que passaram pela Vila em 2009. Após sofrer durante todo o campeonato, brigando para não cair para a série C, acabou se acertando com a chegada do técnico Roberto Cavalo. Os jogadores Rafinha (recém-contratado pelo Coritiba) e Marcelo Toscano, lateral que acabou sendo “improvisado” no ataque, comandaram a reação paranista. Toscano acabou se firmando como goleador da equipe e o Paraná terminou sua participação no campeonato na 10° posição. Final com gosto amargo, que poderia ser diferente se houvesse de fato um planejamento coerente.

Brasileirão – Série A

Na elite do futebol brasileiro, a dupla AtleTiba não se encontrou e acabou realizando um campeonato pífio. Se alternaram durante os dois turnos entre a 14° e 15° posição, sem qualquer perspectiva de vôos mais altos. O Atlético se livrou do rebaixamento na penúltima rodada, com uma vitória de 2 x 0 frente ao concorrente direto Botafogo, na Arena da Baixada. Já o Cori, obteve três resultados horríveis justamente na reta final do campeonato, acabando rebaixado para a Série B do Brasileirão. O “bom” time do Coritiba se mostrou sem alma, sem raça, sem determinação, sem vontade de vencer. Quem acabou pagando foi a torcida alviverde, que além de ter visto o clube nesta situação, assistiu de camarote o fato lamentável ocasionado por falsos torcedores, após a partida contra o Fluminense. No campo jurídico, o Coritiba acabou novamente derrotado, em um julgamento visivelmente manipulado pela mídia. O STJD acabou encontrando no alviverde, a oportunidade ideal para fazer média perante a sociedade e a FIFA. Estamos no caminho certo para a Copa de 2014....

Perspectivas para a temporada 2010

O ano começa novamente sem grandes expectativas. O regulamento do campeonato paranaense foi mantido, o que já se mostra a primeira derrota do nosso futebol em 2010.

O Atlético larga na frente, uma vez que manteve a base dos jogadores e a comissão técnica. No campo das contratações, poucas novidades.

O Paraná parece não aprender nunca. Não conseguiu segurar nem comissão técnica, nem os jogadores mais importantes da temporada passada (com exceção do Marcelo Toscano). Contratou novo técnico, e os novos “pacotões” já estão chegando na Vila.

O Coritiba acertou em manter a comissão técnica e acertou mais ainda ao promover 10 jogadores das categorias de base. Atletas com salários altos serão negociados e serão contratados jogadores mais baratos e de acordo com a nova realidade financeira do clube. A primeira contratação acaba de ser anunciada, o meia Rafinha, destaque do Paraná Clube na temporada passada, que veio na negociação que envolve a ida de Carlinhos Paraíba ao São Paulo. NO FUTEBOL, até o momento, tudo certo no Coritiba. O tempo vai dizer se as novas contratações serão acertadas e se a nova diretoria terá uma administração transparente e correta.

O fato é que um futebol Bi-Campeão do Brasil como é do Estado do Paraná, não pode se contentar com tão pouco, vivendo sempre a mercê da CBF e dos times do eixo rio-sp. Dias melhores virão..... embora esteja difícil de acreditar.....

PAZ ENTRE AS TORCIDAS E UNIÃO ENTRE OS CLUBES = FUTEBOL PARANAENSE FORTE!

Abraços a todos e excelente 2010!